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Checklist: o passo a passo para criar um e-commerce

 

O comércio eletrônico brasileiro cresceu 7,5% somente no primeiro semestre de 2017, em comparação aos números alcançados no ano anterior. Isso mostra que o mercado ainda tem espaço para mais lojas virtuais, entretanto, a criação de uma não pode ser feita sem a realização de uma boa pesquisa prévia.

 

Defina o seu produto de trabalho, verifique a demanda dele entre os consumidores e identifique tendências para saber se essa será uma aposta válida ou não.

 

Está curioso para entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura e saiba qual é o passo a passo para criar um e-commerce.

Passo 1: planeje bem a sua loja on-line

Depois de estudar o mercado, realize o planejamento do seu e-commerce. Ele serve para guiar os próximos passos que serão dados, definindo etapas e processos que precisarão ser cumpridos para que o seu empreendimento alcance o sucesso desejado. Coloque no documento todas as necessidades do seu projeto e os recursos que possui atualmente.

 

O planejamento da loja virtual deve contemplar alguns aspectos, como a escolha da plataforma, o treinamento e a capacitação de pessoal, a logística e outros detalhes que veremos a seguir.

Passo 2: compre o domínio do seu e-commerce

Assim que você finaliza as etapas que envolvem pesquisa e planejamento, chega o momento de comprar o domínio da sua loja virtual, ou seja, aquele endereço eletrônico que será digitado no topo do navegador de Internet. Tanto a compra quanto a escolha dele são importantíssimas, pois é esse o endereço que será conhecido pelo público.

 

Sendo assim, pesquise bastante antes de escolher um domínio. Avalie se o endereço será fácil ou não de memorizar e digitar. Nomes estrangeiros, por exemplo, podem confundir o público que não está acostumado com outros idiomas.

Passo 3: escolha a plataforma do seu negócio

Para, de fato, criar um e-commerce, você precisa de uma boa plataforma. Essa é a estrutura da sua loja virtual, portanto, faça a sua escolha com sabedoria. Pesquise as opções de mercado e opte pela solução mais completa e que, ao mesmo tempo, caiba no seu orçamento. Se a plataforma for fácil de configurar, melhor ainda.

 

Durante o processo de escolha, fique atento aos recursos, como marketplaces (possibilidade de vender os seus produtos em lojas maiores e mais conhecidas), design responsivo (visualização adaptada do e-commerce em smartphones) e conectividade com outros sistemas de gestão, como business intelligence, CRM e outros.

Passo 4: ofereça os melhores meios de pagamento

Aumente a possibilidade de vender mais e ofereça, aos futuros clientes da sua loja virtual, variados meios de pagamento. Limitar a forma como eles pagarão pelos produtos pode prejudicar o seu desempenho nas vendas, portanto, ofereça meios, como débito, cartão de crédito e boleto para facilitar o pagamento de acordo com o perfil de cada consumidor.

Passo 5: crie um conteúdo de qualidade para a loja  

A sua loja on-line vai precisar de um empurrãozinho para atrair mais clientes. Isso pode ser feito de modo eficaz e com baixo custo por meio do conteúdo exposto nela. Capriche nas descrições dos produtos, com fotos, vídeos e outros recursos audiovisuais que explicam bem as funcionalidades e diferenciais de cada item vendido no site.

 

Lembre-se de que, diferentemente do que ocorre em uma loja física, no e-commerce, tudo precisa ser bem explicado e apresentado para convencer o cliente a comprar.

Passo 6: monte uma eficiente estrutura de logística

Por fim, mas não menos importante, é necessário que montar uma eficiente estrutura de logística para conseguir lidar com os pedidos gerados no seu e-commerce. A entrega precisa ser realizada no prazo e os produtos devem chegar aos clientes bem embalados, na data indicada e sem avarias.

 

Conecte à sua plataforma de e-commerce a um sistema de gestão de estoque. Automatize as principais atividades para que a liberação dos pedidos seja rápida.

 

Depois que você conseguir criar um e-commerce, o trabalho não para por aí. É necessário buscar formas de expansão para continuar crescendo. Permaneça motivado, entenda o comportamento dos seus consumidores, invista no diferencial da sua loja e acompanhe as novidades que surgem constantemente no universo do comércio eletrônico.

 

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Gerente de Marketing da empresa iSET. Formado em Gestão de Marketing. Especialista em Marketing DIgital e Mídias Sociais. Atuando como Gerente comercial e Negócios. Experiência profissional de mais de 10 anos na área de Internet. Apaixonado por esportes, filmes de ficção científica e amante de música eletrônica.
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