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Como fazer Inbound Marketing para ecommerce: algumas táticas para você usar em sua loja virtual

 

Impulsionar as vendas das lojas virtuais é o sonho comum de qualquer profissional do segmento. Dentro desse contexto, o inbound marketing vem sendo cada vez mais utilizado na área, pois se trata de um método eficaz, totalmente mensurável e que pode ter o seu funcionamento focado nos ambientes digitais — locais onde se encontram os clientes desse tipo de empresa.

 

Para colocar as ações de inbound marketing em prática em um ecommerce é importante ter estratégias muito bem estruturadas, saber como fazer o acompanhamento correto das métricas e ficar de olho em fatores externos. A alta concorrência e a falta de confiança do consumidor tradicional nessa modalidade de comércio são exemplos de itens que merecem atenção.

 

Quer saber mais sobre o como o inbound marketing pode ser útil para a sua loja virtual? Então, siga a leitura e entenda tudo sobre o assunto.

O que é o inbound marketing?

De modo geral, podemos definir o inbound marketing como um conjunto de estratégias, cujo foco é atrair consumidores para uma empresa de maneira voluntária.

 

Nesse contexto, entende-se que o cliente em potencial é trazido para os materiais da sua loja por sua vontade e não porque algo lhe foi imposto, como acontece quando estamos assistindo a um programa de televisão e somos interrompidos por um intervalo comercial, por exemplo.

 

A atração e o relacionamento com o consumidor são peças-chave do método inbound, o que possibilita um trabalho totalmente orientado a resultados. Mas, para isso, algumas etapas precisam ser seguidas.

Quais são as cinco etapas do inbound marketing para ecommerces?

Quem deseja conquistar mais vendas para um ecommerce por meio do inbound marketing precisa seguir cinco etapas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Etapa 1: atrair

A primeira fase do inbound requer ações para que os visitantes sejam atraídos até os canais de comunicação do seu e-commerce, como páginas de produtos e blog. Para isso, é preciso que seja produzido conteúdo relevante para as personas que o seu negócio pretende atingir.

 

O objetivo é que, por meio dos materiais desenvolvidos, você consiga educar a sua audiência sobre os produtos que estão à venda em sua loja virtual, de modo que o negócio seja visto como uma autoridade no assunto e que isso influencie o consumidor a fazer uma compra.

Etapa 2: converter

A fase da conversão tem início quando o visitante de seu blog ou site disponibiliza seus dados em troca de algum material que você oferece gratuitamente, tais como eBooks, cupons de desconto e informações mais completas sobre algum produto. A partir do momento que essa pessoa envia as informações pessoais, ela se converte naquilo que chamamos de lead.

 

A ideia é que, com informações relevantes do lead em mãos, você consiga entender mais sobre os potenciais consumidores do seu e-commerce e, assim, possa produzir ofertas que realmente lhe interessem, atendendo às suas demandas. É possível que você saiba, por exemplo, o Estado em que essa pessoa more e avalie a condição de lhe oferecer frete grátis ou não.

 

Chet Holmes, autor do livro “The ultimate sales”, comenta que apenas 3% do público-alvo de uma empresa busca por uma solução imediata, mas que 7% está disposto a ouvir o que a marca tem a dizer. A ideia é que o inbound commerce convença essas pessoas a comprar no seu negócio.

Etapa 3: relacionar

Não basta gerar leads, é preciso se relacionar com eles até o momento da compra. Campanhas de email marketing para leads, publicações e interação nas redes sociais, além da produção de anúncios em canais diversos são exemplos de formas de relacionamento que podem ser adotadas.

 

Em todas essas ações de relacionamento, no entanto, a peça-chave é o conteúdo autoral, ou seja, sempre deve ser oferecido, nos mais diversos canais que o e-commerce tiver para se comunicar, materiais originais e relevantes para o público.

Etapa 4: vender

Após um relacionamento constante e personalizado, é bem provável que o consumidor já esteja apto a adquirir um produto. É nesse momento que pode ser feita uma abordagem já citando a decisão final que você pretenda que ele tenha.

 

Na fase da venda, você pode enviar email com ofertas da sua loja virtual, destacando as vantagens que o lead terá ao efetuar uma compra, por exemplo.

Etapa 5: analisar

O inbound marketing tem a vantagem de que tudo pode ser mensurado e analisado. Então, todas as ações anteriormente citadas precisam ser quantificadas por meio de ferramentas de web analytics.

 

Você precisa buscar saber quantas pessoas visualizaram o seu conteúdo, quantos visitantes foram convertidos em leads e quantos deles se tornaram consumidores, finalizando as compras em sua loja virtual.

 

A partir de métricas, como o retorno sobre o investimento (ROI), é possível analisar se as estratégias de inbound estão trazendo resultados positivos ou não. Em caso negativo, deve ser pesquisado o que foi feito errado, de modo que as falhas sejam corrigidas no próximo ciclo.

 

Ao aplicar uma estratégia de inbound marketing em um e-commerce, você terá uma loja virtual que se destacará da grande concorrência e da disputa por clientes. Além disso, o negócio se tornará uma referência no segmento dos produtos que comercializa, ganhando a confiança dos consumidores e, consequentemente, aumentando as vendas.

 

Que tal começar agora mesmo a aplicar esse método? Para isso, recomendamos que você acesse a nossa ferramenta benchmarking do funil de vendas e compare as suas métricas de marketing e de vendas com outras empresas do seu segmento. Assim, você poderá ter dados concisos para seguir a sua estratégia de inbound.

 

Este conteúdo foi escrito pela Resultados Digitais. A Resultados Digitais oferece todos os recursos para que você e sua empresa explorem ao máximo o potencial do Marketing Digital e consigam alcançar resultados extraordinários em vendas.

 

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Sou gestora do time de Sucesso do Cliente na iSET e meu maior desejo é te ajudar a entender o universo do e-commerce de forma descomplicada!
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