Como reduzir custos em uma agência de publicidade?

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Como reduzir custos em uma agência de publicidade?

Nenhuma empresa sobrevive exclusivamente da imagem que tem — nem mesmo a agência de publicidade. Um dos principais fatores que contribuem para o sucesso de uma organização é a boa gestão financeira. Portanto, não basta ter clientes renomados e um portfólio premiado: mesmo que as contas não estejam no vermelho, é preciso reduzir custos!

Conduzir uma empresa sem ficar de olho nas finanças a torna menos produtiva e capaz de se destacar no mercado. Isso ocorre porque ela perde a capacidade de expandir os negócios e obter recursos para investimentos em estrutura e inovação. Além disso, imprevistos acontecem e, em casos assim, é sempre bom ter um fundo financeiro emergencial.

Para que você aprenda a reduzir custos na sua agência de publicidade, preparamos este artigo com as principais orientações. Confira!

Entenda como o orçamento é distribuído

O primeiro passo para conseguir alcançar uma boa redução de custos na agência e melhorar a gestão financeira é entender como o orçamento está distribuído. Solicite ao responsável pelo setor financeiro um relatório que aponte os destinos que são dados às verbas da agência. É só a partir desse entendimento que será possível identificar as soluções.

Observe o quanto é gasto com transporte

A maioria das reuniões ocorre fora da agência de publicidade, pois é mais cômodo para o cliente que a equipe vá até a sua sede para receber um briefing ou discutir o planejamento que eles têm em conjunto. Verifique, por exemplo, o custo do deslocamento em veículo próprio e por transporte por aplicativos. Mais uma dica: a parceria com outra empresa pode reduzir custos.

Terceirize algumas funções para reduzir custos

Será que é realmente necessário que todos os funcionários da agência sejam contratados por ela? A limpeza, por exemplo, não é um dos focos do negócio — portanto, pode ser terceirizado. O mesmo pode ocorrer em outras áreas, como Recursos Humanos, Contabilidade e até Tecnologia da Informação.

Invista em ações de marketing digital

Fique tranquilo: nosso objetivo não é ensinar a sua empresa de publicidade a fazer propaganda. No entanto, é importante destacarmos que as ações de marketing digital têm um custo muito menor do que aquelas destinadas aos meios tradicionais (televisão, rádio e imprensa escrita). Investir no digital pode aumentar a base de clientes e, ao mesmo tempo, reduzir custos.

Incentive o uso consciente dos suprimentos

Você pode julgar que não, mas suprimentos como copos e colheres descartáveis, pó de café, sachês de açúcar, papel e toner de impressora podem provocar grandes mudanças nos gastos da agência. O fato é que o uso não consciente deles provoca gastos que, somados, poderiam ser usados para outros fins.

Feche parcerias com plataformas Whitelabel

As plataformas Whitelabel são aquelas onde uma empresa é detentora de uma tecnologia ou produto e permite que outra seja sua representante. Nessa parceria, o que é vendido vai com a marca da empresa representante, ou seja, é um modo de conseguir novos negócios sem precisar investir no planejamento, criação e consolidação do produto.

O mundo digital oferece muitas possibilidades de crescimento para as organizações, por isso existe o espaço para que as plataformas Whitelabel cresçam e possibilitem às demais empresas reduzir custos. Desse modo, é possível entrar em novos campos sem ter tanto trabalho para isso e ainda focar nas expertises da agência.

Você gostou deste artigo? Sugerimos que você leia este outro post que fala sobre Whitelabel de maneira um pouco mais aprofundada. Descubra como ele surgiu, suas vantagens e as diferenças entre ele e o sistema de franquias.


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2 comentários

  1. […] é fundamental no que diz respeito à parte financeira, definindo exatamente quais serão os custos de manutenção do negócio e as despesas. Paralelamente, deve-se prever como aumentar o lucro, […]

  2. […] longo dos anos, os meios para atrair clientes para uma agência de publicidade foram se moldando conforme a evolução do mercado. Se antes tínhamos o Marketing Outbound, hoje […]

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