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Facebook Ads para e-commerce: saiba como iniciar suas campanhas

O marketing digital oferece diversas estratégias para divulgar um negócio, o que pode causar dificuldades para os empresários que têm pouca experiência com o assunto. O Facebook Ads é a ferramenta correspondente à rede social, e que ajuda os usuários a desenvolverem anúncios nas suas páginas.

 

Entender como iniciar uma campanha usando essa ferramenta pode não ser tão fácil, pois requer todo um planejamento. Nos próximos tópicos vamos explicar como desenvolver estratégias no Facebook para e-commerce. Ficou curioso? Continue lendo!

Defina objetivos

Sempre que for realizar uma campanha nas mídias sociais, é preciso estabelecer metas e objetivos a serem cumpridos. Essa escolha é importante para orientar quais métricas você usará, de qual forma segmentará o seu público e o que precisará fazer para alcançá-lo.

 

Um e-commerce, por exemplo, pode desenvolver campanhas para fortalecer a sua marca, aumentar o número de seguidores nas mídias sociais, crescer o volume de acessos no site ou conquistar mais negócios— cada uma delas exigirá um trabalho específico.

Direcione corretamente a campanha

O Facebook oferece diversas possibilidades de segmentação de público, o que permite criar estratégias com alto grau de retorno. Saber direcionar corretamente a campanha é essencial para atingir quem vai se interessar realmente pelo seu negócio. Veja algumas opções:

Local

Direciona anúncios de acordo com região, cidade, CEP ou até mesmo locais mais específicos, como uma rua.

Idade

Define uma faixa etária para receber a propaganda.

Gênero

Envia comerciais para pessoas de gêneros específicos — também é possível escolher enviar para todos.

Interesses

O público é alcançado de acordo com os seus interesses.

Demografia

Dados como locais em que estudaram, eventos que participaram e outros são usados para chegar até as pessoas.

Comportamento

Perfil de compra, dispositivos usados para acessar a internet e outras possibilidades são utilizadas para direcionar os anúncios.

Conexões

Os anúncios são direcionados para pessoas com perfis semelhantes aos dos seguidores da sua página.

Seja criativo nos anúncios

Quando o assunto é marketing digital, a criatividade se apresenta como um elemento de grande importância. As pessoas não estão nas mídias sociais para comprar, mas para interagir e encontrar entretenimento. Portanto, é necessário criar anúncios leves, descontraídos e que consigam despertar o interesse delas.

 

Na hora formatar uma campanha, escolha imagens e textos que não sejam invasivos ou apelativos e que possam conquistar a atenção do cliente. Afinal, você precisa aparecer em meio a uma quantidade de informações.

Acompanhe as métricas

Você pode ficar atento a todas as dicas que demos nos tópicos anteriores, mas a principal garantia de que está indo no caminho certo é acompanhar os resultados de cada campanha que fizer no Facebook. É por meio da análise de métricas que você entenderá qual segmentação, linguagem e imagem convertem mais.

 

O Facebook dispõe de uma ferramenta chamada Gerenciador de Anúncios, que gera relatórios detalhados sobre o andamento das suas campanhas e dos resultados alcançados. Assim, é possível acompanhar como andam as suas ações de divulgação.

Entenda as vantagens do Facebook Ads

O site criado por Mark Zuckerberg conta com uma enorme base de usuários que, para fazerem parte da plataforma, fornecem uma série de dados pessoais.

 

Essas informações permitem que as empresas segmentem seus anúncios e façam o direcionamento para o seu público-alvo, o que aumenta as chances de chamar a atenção e fazer novos negócios.

 

Se, por exemplo, a sua loja virtual é focada em camisas com estampas da cultura pop, então você pode direcionar seus anúncios na plataforma para jovens que gostem de séries e filmes e que residam na sua região. É justamente essa função que torna o Facebook uma ferramenta essencial para e-commerce.

 

Além disso, é possível criar anúncios dinâmicos, que desenvolvam um modelo de propaganda que use imagens e detalhes que estão no seu feed de produtos para divulgar mercadorias. E mais: esse mecanismo é uma excelente opção para o remarketing, ou seja, para impactar as pessoas que já demonstraram interesse no seu negócio.

 

O Facebook Ads apresenta inúmeras vantagens para os empresários que fazem uso da ferramenta para desenvolver suas campanhas. Que tal conhecer as principais a seguir?

Mais interação entre marca e cliente

Comunicar-se de forma adequada atualmente passa por permitir uma interação maior com o cliente, e isso acontece pelo marketing nas redes sociais. Nesse processo, o Facebook Ads é de grande ajuda graças aos seus anúncios bastante específicos para o público-alvo.

 

Por serem focadas no real consumidor da marca, essas ações têm um poder de comunicação maior, identificando as dores do público. Naturalmente, essa aproximação tende a gerar uma interação, com os atingidos comentando e curtindo publicações da empresa no Facebook.

Tráfego segmentado para o site

A segmentação é fundamental no marketing digital. Ele filtra quem realmente tem interesse no seu negócio, fazendo com que as campanhas sejam mais precisas, atingindo apenas quem se enquadra na proposta da empresa. Anúncios benfeitos são aqueles que trazem exatamente quem você deseja ao site.

 

O tráfego qualificado é isso: quando as campanhas geradas por meio do Facebook Ads conseguem ter um bom nível de segmentação. Isso vai gerar ao site da empresa um fluxo de público que tenha reais intenções de compra e que estão propensos a se envolver em conversões.

Captação de novos clientes

As campanhas no Facebook também têm a importante função de captar novos clientes que antes não conheciam a empresa e, graças às campanhas, agora conseguem ter acesso a um serviço que muito provavelmente lhes interessa.

 

Esses novos clientes captados são conquistados por meio da segmentação. Ela é capaz de identificar, por meio da configuração dos filtros, usuários que podem ser consumidores em potencial. Quando eles descobrem a empresa graças às campanhas, o primeiro passo foi dado.

Facilidade de acesso

Atualmente, 2,46 bilhões de pessoas são usuárias de redes sociais em todo o mundo, e o Facebook está dentro dessa estatística. Esses números ajudam a mostrar como é vantajoso veicular uma campanha de marketing dentro dessa plataforma, usando as ferramentas do Facebook Ads.

 

Essa grande proporção faz do Facebook uma vitrine para a sua marca, já que o número de pessoas que acessam a rede social é imenso. As chances de captar clientes é realmente relevante, o que torna muito vantajoso o investimento nas campanhas online.

Ampla abrangência

Absolutamente todos os usuários do Facebook estão ao seu alcance quando você desenvolve uma campanha pelo Facebook Ads. A abrangência dessa ferramenta é enorme, e só limite esse alcance a partir da sua segmentação — o que a torna mais eficiente e pontual.

 

Com tamanha amplitude, fica fácil até mesmo captar clientes de concorrentes do seu segmento — entendendo o que eles necessitam e planejando boas ações em cima dessas demandas.

 

Sua empresa precisa estabelecer uma presença digital, especialmente nas redes sociais. O Facebook Ads é uma ferramenta indispensável para desenvolver campanhas de sucesso, que consigam atrair quem realmente vai fazer diferença para a sua empresa: quem tem interesse pelo que você vende.

 

Gostou deste artigo sobre como começar uma campanha de anúncios no Facebook para e-commerce? Então partilhe esse conhecimento e compartilhe o texto nas redes sociais!


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Gerente de Marketing da empresa iSET. Formado em Gestão de Marketing. Especialista em Marketing DIgital e Mídias Sociais. Atuando como Gerente comercial e Negócios. Experiência profissional de mais de 10 anos na área de Internet. Apaixonado por esportes, filmes de ficção científica e amante de música eletrônica.
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