fbpx

Se você deseja ter o controle de como o dinheiro entra (origem) e para onde ele vai (destino), em seu negócio, mantendo uma constante alta em seus rendimentos, você precisa utilizar as estratégias adequadas na administração de suas finanças. Assim, realizar um bom controle do fluxo de seus recursos financeiros é de fundamental importância para a saúde financeira de sua loja virtual.

 

Neste post, gostaria de convidá-lo a conhecer algumas ferramentas que podem ser muito úteis na realização da gestão financeira de seu negócio.

A Importância do Controle Financeiro

Após a escolha de sua loja, de seu nicho de mercado, dos meios de pagamentos a serem utilizados e também do checkout, você não deve descuidar do controle das finanças de sua loja virtual, só assim você poderá garantir uma gestão eficiente de seu negócio on-line.

 

EBOOK – Planeje o seu ano da melhor maneira possível com este planner exclusivo.

 

Este controle nos permite planejar e garantir a correta captação de recursos, bem como a correta aplicação desses recursos, possibilitando promover o crescimento sustentável de seu negócio virtual.

 

Existem algumas ferramentas que poderão auxiliá-lo e muitas delas possuem dois pilares muito importantes que são: A Automatização de Processos e a Centralização de Informações. E quais seriam estas ferramentas?

Planejamento e utilização das ferramentas.

Basicamente, você precisa registrar, observar e acompanhar, diariamente, todas as entradas e saídas de seu caixa, as suas contas bancárias e também as contas a receber e a pagar, que não devem ser proteladas ou mesmo esquecidas.

1. Planilhas

Para os pequenos empreendedores, que não disponibilizam de muitos recursos ou estão iniciando seu negócio on-line, as planilhas são as ferramentas mais utilizadas, pois, permitem o controle financeiro a um custo reduzido. Porém, como esta é elaborada manualmente, podem ocorrer erros e, em caso de pane no computador, se não houver um backup, os dados podem ser facilmente perdidos.

 

No portal do SEBRAE, você encontrará várias planilhas disponibilizadas e prontas para auxiliá-lo.

2. Sistemas para Controle Financeiro.

Agora, caso você queira investir em uma ferramenta que forneça  informações fiéis a realidade e que ainda disponibilize relatórios e análises de suas finanças, vale à pena investir em um sistema de controle financeiro.

 

Mas, antes de escolher o programa, certifique-se de que o mesmo possua, pelo menos, as seguintes funcionalidades:

 

  • CONTROLE DE CAIXA – Registra a entrada (origem) e saída (destino) dos recursos financeiros movimentados diariamente.
  • CONTROLE DE BANCOS – Monitora as movimentações bancárias. O seu acompanhamento poderá ser semanal, quinzenal ou mensal, dependendo do fluxo financeiro de seu negócio on-line.
  • CONTROLE DE CONTAS A RECEBER E A PAGAR – Permite informar sobre os pagamentos a serem realizados, bem como alertá-lo para os recebimentos de clientes que se encontram em atraso.
  • FLUXO DE CAIXA – Permite relacionar as entradas e as saídas dos recursos financeiros, em um determinado período de tempo, possibilitando prever a necessidade da captação de novos recursos ou mesmo a aplicação de recursos excedentes.

Alguns Sistemas de Controle Financeiro disponíveis no mercado

Encontramos hoje no mercado, vários tipos de softwares capazes de auxiliá-lo em seu controle financeiro, desde os gratuitos, que apesar de possuírem algumas funcionalidades limitadas ainda sim são válidos, até os pagos, que disponibilizam vários tipos de planos com funcionalidades e valores diferenciados. Escolha aquele que melhor se adequar às suas necessidades. Vamos conhecer alguns deles?

 

CONTA AZUL (pago) – Trata-se de um programa online, que possui integração com conta bancária e permite o controle e organização também do estoque. Além de importar notas fiscais, também possibilita o armazenamento de documentos, tais como boletos a pagar ou comprovantes de pagamento. Fornece também vários tipos de relatórios e possui suporte online.

 

ERP Flex (pago) – O mais popular do mercado. É um software que oferece controle de custos, de estoque e ainda fornece indicadores que apontam para os resultados. Muito utilizado por empresas de serviços, indústria e comércio.

 

SAP (pago) – O mais famoso no mundo. Indicado para grandes empresas de diversos segmentos. Possui suporte para e-commerce e disponibiliza informações com relatórios detalhados, além de realizar análises financeiras a partir dos dados inseridos no programa.

 

YUPEE (gratuito) – Ideal para pequenos empreendedores. Permite organizar suas contas através de importantes recursos de gerenciamento financeiro que possui. Após cadastro prévio,  o sistema funciona 100% online.

 

NIBO (pago) – Permite organização financeira em geral. Dedicado ao controle financeiro, emissão de notas fiscais e boletos bancários. Possui integração com conta bancária.

 

BLING (pago) – É um sistema de gestão para micro e pequenas empresas. Ele emite notas fiscais, possui controle de estoque, boleto registrado, controle de movimentações de caixa, gerenciamento de vendas, controle de finanças, sistema de cadastro de clientes, fornecedores e vendedores além de possuir integração com o Sigep Web dos correios.

 

Esperamos que este post tenha sido útil para você e que venha contribuir para o planejamento, elaboração e execução de um bom controle financeiro para sua loja virtual o que, com certeza, contribuirá para o sucesso de seu negócio.

 

Powered by Rock Convert

 

Se você gostou deste post deixe seu comentário, dúvidas ou sugestões e não se esqueça de se inscrever em nosso blog. Aqui você encontrará um grande leque de informações que poderá agregar conhecimento para impulsionar o seu negócio online. Nos siga também em nosso Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.


Comentários

Comentários

Ângela Pina
Sou graduada em administração de empresas e atuo como Gestora Financeira na empresa iSET. Apaixonada pelo Egito. Adoro ler, principalmente escritores como Agatha Christie e Dan Brown.
Post criado 1

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo