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Fique por dentro de 5 indicadores de desempenho para lojas virtuais

 

Em um comércio físico é possível mensurar quantas pessoas visitam o estabelecimento, por exemplo, só de olhar, de forma simples. E quando se trata de uma loja virtual? Nesse caso, os indicadores de desempenho são fundamentais.

 

Tudo isso é possível por meio dos KPI’s, do inglês, Key Performance Indicator, ou Indicadores-chave de Desempenho. Esses dados ajudam a entender diversos aspectos sobre os resultados do e-commerce, avaliando pontos como número de visitas, número de conversões e outras métricas importantes.

 

Conhecer os indicadores é essencial para identificar o desempenho de sua loja, e é por isso que traremos os 5 mais importantes a seguir. Confira!

1. Taxa de conversão

A conversão pode ser entendida como qualquer ação que um visitante faz em seu site, realizando algum tipo de interação. Esse indicador é fundamental para que você consiga observar como suas propostas estão sendo aceitas por quem visita seu e-commerce.

 

Por exemplo, se você coloca uma indicação de newsletter para que o visitante receba ofertas no e-mail e o número de cadastros é alto, é sinal de que a sua abordagem está atrativa.

 

A conversão também acontece quando ele quer ser indicado sobre a disponibilidade de um produto, quando ele comenta em algum espaço e até mesmo quando ele realiza uma compra.

2. Ticket médio

Os preços de seus produtos podem ser um fator decisivo para o ticket médio de sua empresa, que nada mais é que o valor em média que os clientes costumam gastar em uma compra. Esse indicador ajuda a entender não só os hábitos, mas também como as precificações influenciam nos valores gastos.

 

O ticket médio pode ser uma métrica importante para que você saiba como fazer promoções e gerar descontos, sendo uma base para estudar os preços praticados no seu negócio. Esses dados também servem para comparativos, a fim de observar aumento ou queda nos faturamentos em períodos específicos.

3. ROI

Todo investimento precisa ter um retorno favorável, configurando assim o lucro acima das despesas. O ROI (Return Over Investiment, ou Retorno Sobre Investimento) ajuda a entender se o que está sendo gasto é vantajoso diante dos lucros da empresa.

 

Ele é geralmente utilizado para avaliar os valores investidos em campanhas de marketing digital, como os anúncios pagos em redes sociais como Facebook e Instagram.

 

Se você quer, por exemplo, divulgar um novo produto e faz uma ação investindo determinado valor, é importante que, ao final, o que você gastou traga um bom retorno de vendas. Para medir isso é feito o seguinte cálculo:

 

ROI % = (Receita – Custo de investimento) / Custo de investimento × 100

4. Média de visualizações e permanência

O tráfego no seu site deve ser medido para que você entenda o que tem chamado mais atenção e o quão interessante é sua página em relação ao tempo em que um visitante permanece por lá. As métricas de média de visualizações ajudam a saber quantas vezes, por exemplo, determinada página foi acessada e quanto tempo esse usuário passou por lá.

 

Esses dados são fundamentais para entender o que mais tem despertado interesse e prendido a atenção de quem visita a página, para assim gerar mais oportunidades positivas para a loja online.

5. Abandono de carrinho

O abandono de carrinho é um dos indicadores de desempenho mais interessantes e que precisam ser avaliados com atenção.

 

Ele se configura na situação em que o consumidor escolhe um produto e segue para a compra, adicionando ele ao carrinho para então efetuar o pagamento, porém, desiste nessa última etapa.

 

Quando isso acontece, é importante avaliar quais aspectos nesse momento final podem ter feito o consumidor mudar de ideia. Alguns dos principais são:

 

  • preço do frete;
  • formas de pagamento;
  • falta de segurança.

 

Uma taxa de abandono alta pode preocupar e requer uma observação acerca do que incomoda esse visitante.

 

O ambiente online tem suas particularidades, e isso é transmitido às lojas virtuais. Os indicadores de desempenho têm grande valor para que um e-commerce se desenvolva bem e tenha resultados cada vez melhores.

 

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Sou Designer Gráfico, responsável por Elaborar e Administrar os Conteúdos das Mídias Socias da Empresa iSET - Internet, Soluções e Tecnologia e, nas horas vagas, praticante de Hipismo.
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