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Guia do Facebook Business: da criação da conta até o seu uso

Com a ascensão da internet, não há possibilidade de ter uma empresa sem que haja um meio de interação on-line. Um empreendimento que não investe nos canais disponíveis na internet, perde alcance e fica atrás da concorrência.

Para conseguir um melhor contato com os clientes por meio da rede, existem diferentes ferramentas no mercado que possibilitam a criação de um site, um blog, a geração de um canal de vídeos e, inclusive, páginas em redes sociais.

Entre as alternativas, definitivamente, o Facebook é uma das mais eficazes, tanto para manter quanto fidelizar pessoas. Não é à toa que a maior rede social do mundo tem mecanismos específicos para as empresas. Estamos falando do Facebook Business.

Pensando nas facilidades que essa ferramenta traz para as empresas, preparamos este Guia que o ensinará como utilizá-lo! Acompanhe!

O que é o Facebook Business?

Diferentemente do perfil pessoal disponibilizado pela rede social, o Facebook Business é uma página institucional. Isto é, um canal específico em que os clientes podem interagir com uma determinada marca. Curiosamente, esse espaço também é conhecido como fanpage, já que tem é muito fácil para que as pessoas possam acompanhar as postagens e entrar em contato com os membros da página.

Facebook Business Manager

Junto à página corporativa, o empresário também tem acesso a uma outra ferramenta chamada de Gerenciador de Negócios ou Facebook Business Manager. Nela, é permitido controlar as páginas, anúncios, aplicativos e perfis em um só espaço. Dessa maneira, é possível que um grupo de pessoas consiga trabalhar no espaço sem exatamente ter acesso ao login ou senha pessoal de quem administra.

Por que usar o Facebook Business?

Para empresas, é imprescindível o uso dessa plataforma, principalmente, porque o alcance do Facebook é muito alto, atingindo cerca de 1,4 bilhão de pessoas. Portanto, vamos mostrar algumas das vantagens de usá-lo. Acompanhe!

Separa o profissional do pessoal

Com a possibilidade de ter uma página só para negócios, é muito mais fácil gerenciar e separar as notificações e interações. Além disso, você não perde a sua página pessoal, já que é formado um perfil separado do seu. Com isso, não há necessidade de ter determinados contatos em sua lista pessoal, e poderá ter um canal de comunicação específico para assuntos profissionais.

Gera hierarquia de acesso

Com uma única conta é possível desenvolver um perfil de empresa e adicionar outras pessoas por meio do endereço de e-mail, para que elas gerenciem a página. Ainda, se você utilizar o Facebook Business Manager, pode limitar o acesso de cada usuário de acordo com seu papel na administração do perfil.

Não interfere na página pessoal

Como explicamos no primeiro tópico, exceto por ser administrada pela mesma pessoal, a página corporativa é totalmente desvinculada do perfil pessoal. Além do mais, ferramentas como Gerenciador de Anúncios e Power Editor estão disponíveis em ambos e não são desativados só porque você está logando na página corporativa.

Promove segurança

Com uma página própria para as empresas, quando se trata de cadastrar formas de pagamentos, o Facebook Business Manager garante muito mais segurança, já que não é necessário disponibilizar os seus dados bancários no perfil pessoal. Além de disponibilizar diferentes formas de pagamento de patrocínios do Facebook com o analista da rede.

Quais as vantagens do Facebook Business Manager?

Não é segredo que o Gerenciador de Negócios é um facilitador para cuidar da página corporativa da sua empresa ou loja. Além de disponibilizar um melhor o alcance dos funcionários às atividades do perfil do empreendimento. Dito isso, vamos conhecer as vantagens de usá-lo.

Faturamento separado

Umas das facilidades que essa ferramenta proporciona é poder ter uma conta de anúncios e associá-la a uma forma específica de pagamento. Então, quando o administrador cria um anúncio, além de ser possível impulsionar um post, gerar uma campanha ou obter mais cliques e visitas no site, ele pode definir um meio de pagamento para cada uma dessas ações.

Funcionalidades personalizáveis

Como sabemos, no Facebook Business Manager é possível incluir todos os funcionários na sua página corporativa. Dessa maneira, é permitido estipular diferentes funções para cada usuário. Por exemplo, para uma determinada página, uma pessoa específica pode desenvolver um post e, para outro, fazer uma campanha.

Plataforma responsiva

Assim como uma página pessoal, o Gerenciador de Negócios do Facebook também fornece acesso pela web e celular a sua página corporativa. Apenas é preciso baixar o aplicativo da ferramenta e começar a usar. No próprio app, é oferecido um guia de como operá-lo, e você pode acessar em caso de dúvidas.

Gerenciamento diferentes fanpages

O gerenciador também disponibiliza a chance de administrar diferentes fanpages com um clique. Assim, é possível criá-las e comparar os resultados das campanhas entre elas.

Como criar uma conta no Facebook Business?

É bem simples criar uma página corporativa no Facebook, o primeiro passo é acessar a Business Pages e clicar no botão “Criar uma conta”. Aqui, você deverá colocar qual é a classificação de sua empresa. Entre as opções encontradas estão:

  • negócios locais ou local — além de empresas comuns, quem é autônomo ou profissional liberal e não tem CNPJ pode colocar essa alternativa;
  • empresa, organização ou instituição — aqui, já é restrito a pessoas jurídicas, formalmente legalizadas;
  • marca ou produto — ideal para a comunicação institucional e, também, quando o objetivo é interagir com os clientes de determinado produto ou serviço;
  • artista, banda ou figura pública — nesse tópico, a página é criada com a intenção de gerenciar a carreira de artistas ou celebridades;
  • entretenimento — aqui o perfil é de variedades ou outros temas;
  • causa ou comunidade — para defender pontos de vistas ou causas, como a preservação do meio ambiente.

Após escolher a classificação, é hora de preencher os seus dados pessoais, como nome de sua empresa, o seu nome e sobrenome comercial, além de explicar um pouco sobre o seu negócio. Aproveite esse momento para utilizar as palavras-chaves para gerar um bom tráfego on-line.

Depois, é hora de escolher uma imagem de capa e para o seu perfil. Caso tenha dúvida em relação as imagens, saiba que, para a capa, o mínimo é 399×150 pixels e o máximo é de 852×315 pixels, com até 100 KB de tamanho. Para o perfil, o ideal é 180×180 pixels, ou seja, forma quadrada.

Conta pessoal da empresa

Caso tenha uma conta de sua empresa, mas seja um perfil pessoal, é possível trocar a configuração e transformá-la em uma página corporativa. É só clicar na opção “Criar uma página do Facebook com base no seu perfil”.

Mesmo após alterá-la, você não perde os usuários que seguiram a página anterior. O que acontece é que o Facebook cria um novo perfil baseado na sua conta pessoal. Entretanto, você só poderá fazer isso uma única vez, assim, terá duas páginas. O acesso a todas as ferramentas desse tipo de página é liberado após 14 dias.

É possível escolher quais amigos do seu perfil curtirão a sua página automaticamente, mas o conteúdo do seu outro perfil não é transferido para a nova. Então, você terá que criar novas postagens.

Painel administrativo, conteúdo e métricas

Assim que definiu os dados iniciais, você deverá aprofundar as informações de sua página corporativa. É o momento para personalizar como quer as suas notificações e quem serão os administradores da página. Terminada essa etapa, vamos para a etapa do conteúdo, em que você determinará o que estará escrito no seu perfil.

Entenda que é uma parte importante do cadastro, já que as publicações constroem a personalidade da sua página, influenciado a atração de seguidores e até a forma de interagir com eles. Ao criar um post inicial, é possível decidir se ele virá do blog da sua empresa. Você ainda pode fixá-lo no topo da sua timeline, destacar publicações, mostrar atualizações de status ou até pagar ao Facebook para impulsionar seus posts.

Em relação às métricas, há ferramentas próprias para medir o desempenho das ações de sua página. Assim, o empreendedor pode consultar dados como: quantidades de visitas, curtidas, número de pessoas que acessaram suas publicações, perfil dos seguidores da sua fanpage, e o percentual por gênero, idade e outras informações. Ações que facilitam muito o marketing digital nas redes sociais.

Como usar o Facebook Business Manager?

O Facebook Business Manager tem muitas finalidades interessantes para a empresa, além de poder administrar a página corporativa, ainda é possível gerenciar o Instagram, a lista de público e o catálogo de seus produtos.

Inclusive, de acordo com a própria definição do Facebook, a ferramenta tem a funcionalidade de fazer com que a administração da rede social seja mais prática para as empresas, tendo um alcance mais global por parte do empreendimento de suas atividades. Dito isso, para usá-la existem alguns passos.

Passo a passo para utilizar a ferramenta

Primeiro, você precisará criar uma conta no Gerenciador de Negócios, é importante entender que, mesmo que já tenha uma página corporativa, você ainda precisará passar por essa etapa acessando o Gerenciador de Negócios.

Lá, você terá que responder como sua empresa pretende utilizar o Facebook. Escolha a opção de anunciante e depois defina uma categoria. Na sequência, você deverá estabelecer quantas pessoas gerenciarão a conta e, também, quantas páginas serão administradas. Feito isso, é hora de escolher qual será a página principal do seu Facebook Business Manager.

Caso queira adicionar mais páginas, você pode acessar Configuração — Páginas e adicionar uma nova página, marcando a opção de solicitar acesso. Então, é só preencher as suas informações.

Atribuições do Facebook Business Manager

O Gerenciador tem duas funções principais para os usuários:

  • administradores — nesse caso, é o indivíduo que tem controle total da ferramenta, podendo tanto adicionar quanto remover as pessoas e modificar ou excluir a página da empresa;

  • funcionários — já os funcionários são os que podem ver as informações e receber as tarefas de administração da página, mas não têm permissão de alterá-la.

Reivindicar e solicitar páginas e contas do Facebook Ads no Gerenciador

Para adicionar páginas e contas de anúncios na ferramenta, existem duas maneiras: solicitar ou reivindicar. Vamos conhecer um pouco mais como elas funcionam:

  • reivindicar — se você é o administrador, quando reivindica uma página, por exemplo, você pode movê-la para o gerenciador. Assim, vira o administrador principal e ninguém mais pode ter essa função. Mesmo que todos tenham acesso, é você quem tem o direito de excluí-la a qualquer momento e controlar as campanhas e cobranças;
  • solicitar — também é possível conceder o acesso ao gerenciador para outra pessoa. Isso é feito por meio de uma solicitação do interessado e você, como administrador, deve aprová-la ou não.

Reivindicando uma página

Para reivindicar uma página, você deve ir na Guia de Configuração do Gerenciador de Negócios e clicar na opção de Reivindicar Página. Pegue o URL da página interessada, cole no espaço e, depois, confirme a ação. Se você for administrador, a aprovação é automática.

Reivindicando contas de anúncio

Não há muita diferença entre reivindicar uma página e a conta de anúncios. Você deve clicar no Guia de Configuração do Gerenciador de Negócios e clicar na guia Reivindicar conta de anúncios.

Coloque o número de identificação da sua conta, caso você não saiba, acesse a aba de Gerenciado de Anúncios e clique no menu do canto superior esquerdo, no local em que estará todas as contas de anúncios e seus números de identificações. Depois de preencher é só clicar em Reivindicar Conta de Anúncios.

Definindo administradores

O administrador tem um papel crucial para o Gerenciador de Negócios, é ele quem controla as principais funções da ferramenta, como atribuir ocupações a sua equipe na página.

Para determinar quem será o administrador, vá na no menu Configurações — Páginas e clique em adicionar novas pessoas. Também, é possível utilizar o e-mail para delegar a função para um usuário.

Determinando tarefas

Após configurar o seu Gerenciador de Negócios, é hora de delegar os projetos. Para isso, você pode ir em Configuração — Projetos e criar um novo. Ali, você insere o e-mail do membro da sua equipe e pode determinar sua função (editor, moderador, administrador, analista ou anunciante).

Entendendo as opções do Gerenciador

Como ferramenta, o Facebook Business Manager tem muitas opções e pode ser um pouco complicado entender para que serve cada uma. A seguir, vamos explicar a funcionalidade dos principais recursos:

  • páginas — aqui, são os componentes controlados pelas empresas, ou seja, os perfis. Apenas pelo Gerenciador de Negócios é possível reivindicá-las, contudo, elas podem ser acessadas por diferentes usuários que têm a permissão para gerenciá-las, publicar e comprar anúncios. Essa opção está disponível também para as contas no Instagram e aplicativos;

  • contas de anúncios — o Facebook Ads permite que os empreendimentos e lojas possam comprar publicidade para suas páginas ou aplicativos. No entanto, ao criar uma conta de anúncio é preciso definir uma forma de pagamento e também qual pessoa terá autorização para comprar as publicidades. As contas de anúncios devem pertencer ao Gerenciador de Negócios, porém, é possível compartilhá-las com outras empresas;

  • aplicativos — o Facebook Business Manager também permite reivindicar e controlar aplicativos, além de compartilhá-los com outros parceiros. Da mesma forma, há um mecanismo para identificar quantos usuários baixaram o aplicativo por meio de números de identificação. Além de ser, possível conectar o aplicativo nas contas do Facebook Ads;

  • públicos — o Gerenciador de Negócios tem a opção de públicos compartilhados, em que é possível deixar que outras pessoas acessem as informações dos públicos que consomem os anúncios, inclusive, é permitido compartilhar em diferentes contas.

Configurando formas de pagamento no Gerenciador

Se a sua intenção é gerar anúncios no Facebook para divulgar mais seu e-commerce ou loja física e, assim, conseguir mais engajamento na sua página, é preciso definir uma forma de pagamento.

O primeiro passo é ir na aba Configurações de Negócios — Pagamentos — Adicionar Forma de Pagamento. Caso tenha uma linha de crédito de sua preferência, pode verificar se ela é permitida no Gerenciador de Negócios entrando em contato com o Facebook e escolhendo a opção “Cobranças e Pagamentos”.

Após definir esses pontos, é o momento de determinar quem terá permissão de comprar os anúncios e acessar as linhas de créditos, assim como os detalhes da fatura. Aqui, você deve ir na aba “Editor de Finanças”.

Para o usuário que só precisará checar as informações de cobrança, você pode determinar a função de Analista Financeiro. Vá na opção “Pessoas”, clique no ícone de edição ao lado do nome e determine o posto.

Agora, no caso de atualizar os e-mails que precisarão receber as faturas, vá em Pagamentos — Crédito da Conta e clique na opção “E-mails de fatura”. Também é possível olhar o saldo da linha de crédito em Configurações — Pagamentos.

Pronto! Você já configurou as formas de pagamentos dos seus anúncios.

Quais são os suportes oferecidos pelo Facebook?

Segurança

É importante saber que, apesar de der permitido usar dados da sua conta pessoal para configurar sua conta no Gerenciador de Negócios, os demais usuários não terão acesso as informações que não são públicas no seu perfil.

Utilizar a sua identidade pessoal para trabalhar na ferramenta garante que você possa alterar páginas e outros componentes da sua conta corporativa com mais segurança. Assim, caso você tenha algum problema ou perceba algo errado pode entrar em contato diretamente com o moderador que fez a modificação.

Essa ação não é possível se as contas do gerenciador são compartilhadas entre várias pessoas. Além disso, o sistema do Facebook não dá acesso ao compartilhamento de contas pessoais ou credenciais.

Se for detectado alguma irregularidade, remove as contas que não compactuam com os termos e acordos da rede social. Caso esteja usando uma identidade falsa ou mais de uma pessoa esteja usando seu perfil, a empresa pode desativar a conta.

Anúncios

Em relação a publicidade, o Facebook dá um suporte a diferentes tipos de anúncios que veiculam nas redes sociais da empresa, seja na página do Facebook, Instagram, Audience Network ou Messenger. Cada tipo de anúncio tem duas partes: a aparência e o local em que será exibido.

Além disso, é importante saber que o Facebook comporta anúncios em vídeos, imagens, catálogos de produtos e é possível, até mesmo, criar coleções (apresentar um grupo de imagens ou vídeos em um único espaço).

Para apresentar essas publicidades, a rede social oferece algumas alternativas. A seguir apresentamos quais são.

Anúncios com cadastro

Os anúncios com opção de cadastro podem ser apresentados tanto no Facebook, quanto no Instagram. Dessa maneira, é possível coletar informações dos seus clientes. O anúncio é disposto em forma de vídeo ou imagem junto com um formulário de cadastro.

Ofertas

O Facebook também oferece o compartilhamento de descontos dos seus produtos ou serviços com os clientes na página da sua empresa. Isso é feito por meio da criação de um anúncio de oferta.

Eventos

Também é possível gerar eventos na página corporativa e, assim, estimular a participação dos usuários. O anúncio de evento pode tanto ser em vídeo quanto em imagem.

Curtidas

É permitido configurar um anúncio para estimular os usuários a curtir seu perfil. Aqui, também pode se criar vídeos ou imagens mascarada com uma proporção de 8:3.

Outros

Além da segurança e anúncios, o Facebook também dá suporte com outros componentes do seu Gerenciador de Negócios.

Projetos

Para o Facebook Business Manager, na aba projetos é possível adicionar as páginas e as contas de anúncios correspondentes. Dessa maneira, o administrador tem uma visão geral do que está acontecendo em ambas as partes.

Gerenciar os aplicativos

É possível adicionar aplicativos e também administrá-los. Nesse caso, o usuário não precisa mais visitar páginas diferentes para administrar os seus aplicativos e tem tudo em um lugar só.

Autorização para acesso

Esse é um suporte ideal para as empresas que contratam agências para cuidar de seu marketing digital. Aqui, fornece acesso as páginas e campanhas sem, necessariamente, ser o administrador do gerenciador. Assim, a equipe da agência só precisa pedir permissão para ele e o mesmo, determina qual será o limite de acesso para a equipe da agência.

O Facebook tem se esforçado para tornar prática a experiência de quem tem uma marca com posicionamento on-line. Graças as iniciativas como um perfil corporativo e o Facebook Business Manager, isso é possível.  Seguindo as orientações deste Guia, você terá o suficiente para impulsionar as vendas do seu negócio no Facebook.

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Consultora de E-commerce da Empresa iSET - Internet, Soluções e Tecnologia - Formada em Publicidade e Propaganda, adora fotografia e meu sonho é viajar pelo mundo.
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