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Proporcione novas experiências de compra e atraia novos clientes

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Proporcione novas experiências de compra e atraia novos clientes

Levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê que o e-commerce no país movimentará R$ 49,8 bilhões em 2015, alta de 26% em relação ao ano anterior. Apesar do cenário positivo, menos da metade da população que acessa a internet já fez uma compra online.

Além de mostrar o potencial do e-commerce no país e o quanto sua loja tem espaço para crescer, esses dados indicam que investir na aquisição de novos compradores é a principal maneira de fazer seu e-commerce deslanchar.

Mas como fazer com que aquele usuário que já compra escolha sua loja e, principalmente, como atrair quem nunca fez uma compra online? O desafio é grande, mas a resposta é simples: proporcione novas experiências de compra.

Proporcionar novas experiências no e-commerce não é apenas ofertar produtos de qualidade ou mercadorias mais baratas, mas sim tornar o processo de compra mais simples, rápido e seguro, disponibilizando ferramentas para que o cliente possa concluir a compra, opções de pagamento para todos os perfis e limites de crédito, por exemplo.

Medo de não receber o produto, a necessidade de fornecer dados financeiros, processo de compra complexo e não ter limite de compra disponível são algumas das principais barreiras para o crescimento do e-commerce no Brasil. De acordo com um levantamento da SPC Brasil em parceria com a CNDL, 63% dos entrevistados já desistiu de uma compra virtual no momento de pagar pelo produto. Segundo a pesquisa, 6% dos casos em que há receio de compra acontecem por medo de não recebimento. Dos que concluem a compra, 24% têm medo de não receber o produto.

Num setor em expansão, apesar das perspectivas econômicas negativas, sairá na frente aquele que conhecer o perfil do comprador e ofertar produtos e serviços que atendam a suas necessidades. Por isso, é fundamental oferecer soluções inovadoras, fáceis e que tornem a compra online uma experiência semelhante à compra na loja física.

De olho nesse cenário, as empresas fornecedoras de soluções para o e-commerce sempre lançam novidades para atrair quem ainda não faz compras pela internet.

Se o motivo para não comprar é o receio de pagar pelo produto e não receber ou o medo de fornecer dados financeiros, por exemplo, uma solução pode ser disponibilizar novos modelos de pagamento, como a opção pós-paga. Com ela, sua loja virtual oferece a possibilidade de o cliente comprar o produto, recebê-lo e pagar somente depois. Lançada recentemente no país, a solução pós-paga surgiu na Europa, onde representa 40% do total das vendas online em determinados segmentos. No Brasil, as lojas virtuais que já oferecem essa opção aos clientes registraram, em média, 30% de aumento no volume de vendas.

Com a solução pós-paga, não é preciso fornecer nenhum dado financeiro ou número de cartão de crédito, pois se aproveita o cadastro feito na loja virtual para conceder o limite de crédito, que é atribuído segundo análises internas e pode ser incrementado de acordo com o grau de relacionamento com a empresa.

Além de ampliar as vendas, ao disponibilizar a opção de pagamento online pós-paga, o lojista tem acesso a diversas ferramentas que garantem a segurança das transações. A Koin, empresa responsável pela solução, assume todos os riscos de inadimplência e fraude da operação, sem que seja necessário contratar sistemas adicionais de proteção. Ou seja, a loja recebe pelo que vendeu independentemente do cliente pagar pelo produto.

Esse é apenas um dos serviços disponíveis para que o lojista atraia novos clientes para sua loja virtual. Criar campanhas específicas, criar ofertas direcionadas, direcionar melhor as ações de marketing são outras ferramentas disponíveis, muitas delas são gratuitas. Pesquise, fique atento ao mercado, torne a experiência de comprar em sua loja cada vez melhor e aumente suas vendas.


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3 comentários

  1. […] passo seguinte para atrair novos clientes é profissionalizar a corporação, pois negócios familiares costumam pecar por amadorismo. Isso […]

  2. […] variadas ajudam a melhorar a experiência de consumo do cliente, pois ele passa a conhecer o produto tão bem quanto se estivesse dentro de […]

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